Visão:

A Fundação Universitária aspira ser uma instituição credível, conhecida nacional e internacionalmente pela excelência do trabalho que realiza, com pessoal qualificado e motivado e com actividades de impacto económico, social, cultural, científico e tecnológico para o País em geral e para a Universidade Eduardo Mondlane em particular.

Missão:

A Fundação Universitária pugna por contribuir decisivamente para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e económico da Universidade Eduardo Mondlane e por levar o saber e o conhecimento a pessoas colectivas e singulares actuando como principal agente da Universidade na promoção da extensão universitária.

O que se pretende fazer:

Baseada no profundo conhecimento que tem da realidade moçambicana e no intenso empenho que coloca no processo de desenvolvimento do país e de seu povo, a Fundação Universitária visa o desenvolvimento tecnológico, cultural, social e económico, colocando-se ao serviço das pessoas colectivas e singulares, públicas e privadas, que queiram participar neste processo.

Para cumprir esses objectivos, a Fundação propõe-se:

• Promover a extensão universitária;

• Mobilizar recursos para fins sociais;

• Promover a valorização pessoal e profissional dos indivíduos;

• Promover a realização de estudos de investigação, acções de sensibilização e conferências;

• Procurar a concessão de bolsas e outros apoios para fins educativos, culturais e científicos;

• Garantir ajuda técnica à constituição e funcionamento de empresas e associações;

• Promover a transferência de tecnologias e a prestação de serviços especializados.