Criada pela Universidade Eduardo Mondlane, a Fundação Universitária é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica, que goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Instituída por tempo indeterminado, com sede em Maputo, assume-se como um espaço de reflexão e trabalho, aberto a todos os professores, técnicos, investigadores, artistas, estudantes, empresários e sociedade civil em geral.

O reconhecimento da sua própria capacidade de realização, aliado à certeza de que o desenvolvimento de Moçambique é um desígnio nacional sendo preciso adequar os procedimentos às mudanças que ocorrem no mundo, levou a UEM a procurar novas formas de relacionamento com a sociedade, instituições e com os cidadãos, no sentido de contribuir melhor para a satisfação das suas expectativas e necessidades.

Daí derivou a criação da Fundação Universitária como braço empresarial da Universidade Eduardo Mondlane e como forma de dar realidade à extensão universitária.